Morre uma das maiores vozes teológica do Brasil: Pr Claudionor Correia de Andrade.

  • 29/05/2025
  • 1 Comentário(s)

Morre uma das maiores vozes teológica do Brasil: Pr Claudionor Correia de Andrade.

Claudionor Correia de Andrade, nas primeiras horas do dia 29 de maio de 2025 (quinta-feira) encerrou uma belíssima jornada iniciada em 18 de novembro de 1955. Um homem de notável conhecimento bíblico, teológico e filosófico,  serviu à igreja de Cristo não somente como escritor, mas também como mestre da palavra de Deus, se tornou membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras.

O anúncio do falecimento (após 3 meses internado) foi feito pelo filho do pastor, Gunar Berg, em postagem no Instagram.

“Nesta madrugada de 29 de maio de 2025, às 2h30, o Senhor Jesus recolheu o meu pai, nosso querido Pastor Claudionor de Andrade”, escreveu ele.“Orem por nós, pois as suas súplicas são importantes e necessárias. Dependemos de Deus e de Seu povo para atravessarmos este momento”, pediu.

Para a comunidade do rádio, é também uma grande perda, pois o mesmo entre os anos 70 e 80 atuou na vida profissional como gráfico na Imprensa Metodista, bancário e, por oito anos, foi locutor de rádio (principalmente na Rádio Diário do Grande ABC).

Casou-se em 1º de maio de 1980, com Marta Doreto de Andrade e tiveram dois filhos: Gunar Berg e Karen Marta Regina, ambos intensamente envolvidos com a denominação pentecostal a que pertencem Claudionor e Marta.

Conhecendo o talento de Claudionor para escrever por meio dos seus artigos publicados nos periódicos da CPAD, pastor Abraão de Almeida, então diretor de Publicações da Casa Publicadora, em 1984 convidou-o para trabalhar no Rio de Janeiro como redator da editora. Na CPAD, Claudionor trabalhou como redator e chefe de Redação do Mensageiro da Paz, A Seara e O Obreiro; redator e chefe do Setor de Escola Dominical; redator e chefe do Setor de Livros; e chefe da Editorial Patmos (braço da CPAD para o mercado hispano) em sua primeira fase no Brasil. Em 1998, Claudionor foi promovido a gerente do Departamento de Publicações da CPAD, que atualmente supervisiona os trabalhos dos setores de Livros Estrangeiros, Livros Nacionais, Bíblias de Estudo e Obras Especiais, e Educação Cristã. Além disso, o Pr. Claudionor de Andrade foi um dos editores da Bíblia de Estudo Pentecostal.

Em 1º de maio de 1986, foi consagrado ao ministério pastoral, tendo pertencido, nessa época, aos Ministérios da AD de Cordovil e de Bento Ribeiro (Rio de Janeiro), nos quais atuou como superintendente da Escola Dominical.

Com estilo apurado, erudito e defensor do idioma pátrio, Claudionor tornou-se um dos mais profícuos escritores das Assembleias de Deus, escrevendo artigos para os periódicos da CPAD, revistas evangélicas nacionais e internacionais, comentando Lições Bíblicas da Escola Dominical e produzindo obras tratando assuntos variados. Seu primeiro livro foi Paulo em Atenas (1984). Depois vieram Geografia Bíblica, Dicionário Teológico, Dicionário da Profecia Bíblica, Manual da Harpa Cristã, Manual do Diácono, Manual do Superintendente da Escola Dominical, Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento, Jerusalém 3000 Mil Anos de História, Merecem Confiança as Profecias?, Jó – Comentário Bíblico, Judas – Comentário Bíblico, Teologia da Educação Cristã, Há Esperança para os Homossexuais, Manual do Conselheiro Cristão , e Verdades Centrais da Fé Cristã. Além da coautoria nos livros: A Mensagem Oculta do Rock, Teologia Sistemática Pentecostal, Literatura Cristã e Responda-me Por Favor!

Sua esposa, Marta Doreto, também tem atuado no campo da literatura evangélica, trabalhando como tradutora e escritora. Ela é autora dos livros Taís, a Bela do Éden, O Evangelho para a Garotada, Cartas de Paulo para a Garotada, Quando o Amado Desce ao Jardim e, Responda-me Por Favor! em coautoria com Claudionor de Andrade.

As atividades literárias de Claudionor de Andrade mantêm forte ligação com o movimento pentecostal brasileiro, em especial com as Assembleias de Deus , maior igreja pentecostal do Brasil. Prova disso é que todos os livros deste profícuo autor foram publicados pela editora da denominação, a CPAD, com exceção de Literatura cristã, editado pela FAETAD (Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus).

Em nota a CGAD expressa a suas condolências:

"Partiu para o Senhor nas primeiras horas desta quinta-feira 29 de maio de 2025, aos 69 anos, o estimado Pastor CLAUDIONOR CORRÊA DE ANDRADE; homem de Deus, dedicado ao ensino, que por trinta e seis anos colaborou com a Assembleia de Deus do Brasil, trabalhando na CPAD, como escritor e comentarista de lições Bíblicas, sendo usado assim para o crescimento intelectual dos membros e obreiros de nossa Igreja em todo o Brasil.

CONDOLÊNCIAS
O Pastor José Wellington Costa Junior, Presidente da CGADB - Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Brasil, que o tinha em grande estima, juntamente com sua esposa Ir. Lídia Dantas Costa, Presidente da UNEMAD - União Nacional das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus, juntamente com as Diretorias, externam a Esposa Ir. Marta Andrade, filho Pr. Gunar Berg e toda família, sentimentos de pesar pelo falecimento do ilustre e querida Pr. Claudionor Corrêa de Andrade.

Contém com a nossa oração neste momento de dor e separação.

Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. Salmos 116:15"


#Compartilhe

1 Comentários


Deixe seu comentário








Cláudio Bueno da Costa

01/06/2025

Que Deus conforte o coração de toda família e familiares, cheguei tirar uma foto ao lado dele em 2010 na 13° conferência da Escola Bíblica Dominical, quando era superintendente na cidade de Ribeirão Preto. Sempre ouvia as suas mensagens de ensino. Descanse em Paz Pastor Claudionor.

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. O Espírito de Deus Se Move (Ao Vivo)

Samuel Messias

top2
2. Azusa

Josué e Larissa

top3
3. Tu Podes Fazer de Novo

Eyshila e Gabriela Gomes

top4
4. Reescreve a minha história

Midian Lima

top5
5. COMO FLECHA

SAMUEL DIAS & CAROL BRAGA

Anunciantes