Contra exploração e abuso sexual: Premiação do concurso de redação “Faça Bonito” acontece nesta quinta
- 17/05/2023
- 0 Comentário(s)
Fonte: A Tribuna
A Pastoral da Mulher Marginalizada, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), realizam nesta quinta-feira (18), a premiação do concurso de redação “Faça Bonito”.
As redações que abordam a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes foram escritas por estudantes do 6º e 7º anos das escolas rurais de Rondonópolis – 14 de Agosto, Naboreiro e Boa Vista. Os textos vencedores foram escolhidos primeiramente pelos professores e os 10 melhores de cada turma foram avaliados por professores do curso de Letras da UFR, que definiram os vencedores.
Este ano, os primeiros lugares ganham um notebook e os segundos e terceiros serão premiados com bicicletas. Os prêmios serão entregues no evento desta quinta-feira, que contará com a presença dos alunos que participaram do concurso.
As voluntárias da Pastoral da Mulher Marginalizada, Elizete Terezinha Machado e Edna Rodrigues de Oliveira Soares explicam que os estudantes participam de palestras sobre a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes ministradas pela Pastoral, em que recebem informações sobre o que é a violência e como identificar abusadores.
“Eles são informados para saberem identificar o que é um abuso e a violência sexual. Assistem filmes sobre o tema e com o auxílio dos professores escrevem a redação sobre o que compreenderam”, explica Edna.
“Percebemos o quanto é importante levar informações para as crianças sobre o que é o abuso e a exploração sexual, pois muitas acabam compreendendo que são abusadas, até em suas próprias casas, e rompem o silêncio, relatando as situações”, acrescenta Elizete, que reforça que as crianças que relatam serem vítimas de abuso são imediatamente encaminhadas para tratamento e acompanhamento e as autoridades são informadas.
Ela explica que com as palestras, as crianças conseguem perceber como é o perfil do abusador, que, muitas vezes, está dentro de casa, e resolvem falar. “Vários casos de crianças que rompem o silêncio depois de serem informadas sobre a violência e abuso já ocorreram”.
O Faça Bonito é um força-tarefa realizada por diferentes instituições que atuam no enfrentamento ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. As atividades normalmente ocorrem na semana do dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
OUTROS EVENTOS
Em função da data, Rondonópolis também contará com um Seminário sobre a Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes que acontece no próximo dia 24, com início às 8h, na Diretoria Regional de Educação (DRE).
A palestra com a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Patrícia Eleutério Campos Dower, com o tema “Sinais apresentados pelas crianças e adolescentes que indicam presença de violência sexual”, terá como público-alvo os professores da rede estadual de Rondonópolis. A intenção é levar as informações necessárias para que os profissionais da educação possam identificar os sinais de abuso sexual nas crianças.
.jpg)

.jpg)

















