DESAPROVAÇÃO AO GOVERNO LULA CHEGA A NOVO PICO DE 53,7%

  • 30/05/2025
  • 0 Comentário(s)

DESAPROVAÇÃO AO GOVERNO LULA CHEGA A NOVO PICO DE 53,7%

30 de maio de 2025 – A desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a subir e atingiu um novo recorde na série histórica da pesquisa AtlasIntel, alcançando 53,7%. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (30), aponta uma preocupante escalada da rejeição ao governo petista, especialmente após recentes desdobramentos como os relacionados a fraudes no INSS.

A pesquisa AtlasIntel, realizada entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, ouviu 4.399 brasileiros por meio de questionários online. O estudo apresenta uma margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Os números revelam uma inversão na tendência observada no mês anterior. Em abril, a desaprovação de Lula era de 50,1%, indicando um recuo em relação a março (53,6%). Contudo, o dado de maio (53,7%) supera não apenas o patamar de abril, mas também o de março, tornando-se o maior índice de desaprovação registrado pela AtlasIntel desde o início da série, em janeiro de 2024.

Enquanto a desaprovação cresceu 3,6 pontos percentuais em um mês, a taxa de aprovação do presidente manteve-se relativamente estável, com uma ligeira queda de 0,7 ponto percentual, passando de 46,1% em abril para 45,4% em maio. A parcela dos que não souberam ou não quiseram responder diminuiu de 3,8% para 0,7%.

Além da avaliação sobre a gestão presidencial, a pesquisa também questionou os entrevistados sobre a avaliação geral do governo Lula. Nesse quesito, a percepção de que o governo é "ruim" ou "péssimo" cresceu, chegando a 52,1% (contra 47,7% em abril). Já a parcela dos que o consideram "ótimo" ou "bom" ficou em 41,9%, e os que o classificam como "regular" somaram 6%.

Analistas políticos apontam que o aumento da desaprovação pode estar diretamente ligado a recentes escândalos, como o das fraudes no INSS, que tiveram ampla repercussão. A economia, com a percepção sobre a inflação e a taxa de juros, também continua sendo um fator crucial na avaliação da população.

Para o Palácio do Planalto, os resultados acendem um sinal de alerta. A queda na popularidade pode dificultar a articulação política no Congresso Nacional e enfraquecer o governo em momentos de negociação e para o avanço de pautas importantes. A equipe governamental deve agora reavaliar estratégias de comunicação e ação para tentar reverter a tendência e reconquistar a confiança dos eleitores. A AtlasIntel continuará monitorando a aprovação e desaprovação presidencial nos próximos meses, e os próximos levantamentos serão cruciais para entender se este novo pico de rejeição é um ponto isolado ou parte de uma tendência mais consolidada.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. O Espírito de Deus Se Move (Ao Vivo)

Samuel Messias

top2
2. Azusa

Josué e Larissa

top3
3. Tu Podes Fazer de Novo

Eyshila e Gabriela Gomes

top4
4. Reescreve a minha história

Midian Lima

top5
5. COMO FLECHA

SAMUEL DIAS & CAROL BRAGA

Anunciantes